sábado, 26 de novembro de 2011

Carteira de Crédito Agrícola



Essa, o Alex Figueiredo há muito também contou pra mim.

"O Banco do Brasil possuía um departamento chamado Carteira de Crédito Agrícola, que fiscalizava a utilização dos empréstimos realizados para a agricultura e pecuária. A fiscalização era feita por funcionários do banco, que visitavam as propriedades rurais e produziam relatórios técnicos da situação encontrada. Abaixo, eis alguns trechos dos 'relatórios', pinçados dos arquivos do Banco do Brasil, transcritos exatamente conforme os originais e que são verdadeiras 'pérolas rurais'.

1-    Visitamos o açude nos fundos da fazenda e depois de longos e demorados estudos constatamos que o mesmo estava vazio.

2-    Era uma ribanceira tão ribanceada que se estivesse chovendo e eu andasse a cavalo e o cavalo escorregasse, adeus fiscal.

3-    Na minha opinião, acho bom o banco suspender o negócio do cliente para não ter aborrecimentos futuros.

4-    Sol castigou o mandiocal. se não fosse esse gigante astro, as safras seriam de acordo com as chuvas que não vieram.

5-    'Cobra' - Comunico que faltei ao expediente do dia 14 em virtude de ter sido mordido pela peçonhenta epigrafada.

6-    Os anexos seguem em separado.

7-    Se não fosse o sol, tudo indicava que a chuva aumentasse a safra.

8-    Cliente aguarda a capilaridade pluviométrica da zona para plantar a mandioca em local mais macio e úmido.

9-    A casa de farinha nunca foi para frente porque o mutuário que fez o empréstimo deu para traz e nunca mais se levantou.

10- Fui atendido na fazenda pela mulher do mutuário. Segundo fiquei sabendo, ninguém quer comprá-la e sim explorá-la.

11- Imóvel de difícil acesso. o mato tomou conta de tudo, deixando passagem só para animal rasteiro. Próxima vistoria deve ser feita por fiscal baixinho.

12- A máquina elétrica financiada é toda manual e velha. Fazendeiro financiou a maquina elétrica mas fez todo o trabalho braçalmente e animalmente.

13- Gado está gordo e forte, mas não é financiado e sim emprestado somente para fins de vistoria. O filho do fazendeiro está passando férias na Disney.

14- Trajeto feito a pé porque não havia animal por perto, só o burro do fazendeiro. Despesa de locomoção grátis.

15- Contrato permanece na mesma situação da vistoria anterior, isto é, faltando fazer as cercas que não ficaram prontas.

16- Mutuário adquiriu aparelhagem para inseminação artificial mas um dos touros holandeses morreu. sugerimos treinamento de uma pessoa para tal função.

17- Tempo castigou a região. O sol acabou com a farinha e chuva com o feijão.

18- A erradicação da plurieuforbiácea carece das condições pluviométricas.

19- As garantias permanecem em perfeito estado de abandono. Cliente vive devidamente bêbado e devendo aos bares e a deus e ao mundo.

20- A euforbiácea foi substituída pela musácea sem o consentimento e autorização de nosso querido banco."

Um comentário:

  1. Muito bom, Totonho!
    Noutro Blog, vi outras pérolas, talvez 'censuradas' pelo Alex Figueredo:

    21- Mutuário ausente da propriedade. Fui recebido por sua mulher em trajes sumários o que impossibilitou um exame mais detalhado. Os conforme ficou para uma próxima.

    22- Não foi constatado a existência de nenhum animal. Foram vistos apenas umas poucas galinhas e dois burros, sendo um desdentado.

    23- Não encontramos as cabeças de gado. O mutuário afirma que eles tinham ido beber água, só não disse aonde e nem existe bebedouro perto. Tudo leva a crer que o homem estava faltando com a verdade. Submeto esse desrespeito ao fiscal e ao nosso digníssimo banco para os rigores dos superiores.

    24- O mutuário aparenta não ser pessoa muito séria. É solteirão e dado a bebedeiras e orgias segundo os vizinhos e ainda quis envolver o fiscal com brincadeiras e outras coisinhas mais. Vistoria prejudicada.

    25- Para concluir, nem foi iniciada a vistoria, pois tinha um touro brabo solto e não havia nenhum homem com coragem suficiente para amarrar o bicho.

    ResponderExcluir