sábado, 28 de janeiro de 2012

Brasil, Cuba e os direitos humanos


Yoani Sánchez.

A filóloga, jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, 36, aguarda que a presidente Dilma Rousseff ouça "a maravilhosa diversidade de vozes cubanas" na visita que fará a Cuba e, assim como investimentos brasileiros na ilha, esteja igualmente preocupada com os direitos dos cidadãos cubanos comuns.

Dilma não deve se pronunciar publicamente em temas de direitos humanos na ilha e a intenção oficial é a de colocar o caráter pragmático e de vantagens econômicas mútuas da relação entre Brasil e Cuba, cujo maior símbolo é o porto cubano de Mariel.

Atualmente, o porto de Mariel é o maior projeto dessa relação bilateral. Está sendo construído pela empreiteira brasileira Odebrecht e financiado em US$ 600 milhões do BNDES, dos quais restam o governo brasileiro aprovar a sua última parcela de US$ 230 milhões do empréstimo.

De fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro, a blogueira (Generación Y) Yoani Sánchez tenta há quatro anos sair de Cuba sem sucesso.

Da Dilma, Yoani espera cuidados com os direitos humanos.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário