quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tributo à Zenon Barreto

A Arte Pensamento e WAC - World Art Center, nos comunica e convida para os eventos que acontecerão durante o mês de fevereiro, em homenagem ao artista plástico Zenon Barreto. 

Zenon Barreto.

1) Exposição Zenon: inaugurada dia 11 de fevereiro, às 16h, no 3º andar do Centro Cultural Banco do Nordeste.

2) Tributo a Zenon Barreto: dia 26 de fevereiro (domingo), das 17 às 20h, no Theatro José de Alencar, quando haverá o lançamento do livro de Estrigas intitulado As Artes de Zenon - Traços, Cores e Formas e um recital de música erudita pela família (os netos Davi Barreto - violoncelo, Pedro Barreto - violino e a nora Nara Vasconcelos - piano).

3) Exposição no MAC do Dragão do Mar, no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), vernissage às 19h, com rara oportunidade pública de se conhecer obras dos acervos particulares da família Barreto.

4) Outorga Inaugural da Medalha Zenon Barreto aos artistas Nice Firmeza, Descartes Gadelha e Sérvulo Esmeraldo, pela Câmara Municipal de Fortaleza, no dia 28 de fevereiro (terça-feira), às 19:30h, na plenária da CMF.

Iracema  Guardiã, de Zenon Barreto.

Zenon Barreto (Zenon da Cunha Mendes Barreto) é um importante artista  plástico  cearense, reconhecido pela sua criatividade e técnica como pintor, desenhista, gravador, escultor,  cenografista e  ilustrador.

Nasceu em Sobral, em 1918, e veio morar em Fortaleza em 1949, quando logo depois ingressou na Scap - Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Participou e foi premiado em diversos acontecimentos, tais como o Salão de Abril,  Salão de Arte Moderna, Bienal Internacional de São, Panorama de Arte Atual Brasileira e Salão de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul.

Em sua produção artística, possui um grande número de obras públicas, da mais alta qualidade, como os murais da fachada do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, da atual Procuradoria de Justiça do Estado do Ceará, do antigo Centro de Exportadores do Ceará, atualmente prédio pertencente a Secretaria da Fazenda, e a escultura Iracema  Guardiã, personagem do romance de José de Alencar,  encravada na Praia de  Iracema.

Zenon Barreto faleceu em 2002.

(Fotos:  Divulgação / Alex Uchoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário