terça-feira, 20 de março de 2012

Campo de concentração

O meu amigo Luizinho Girão me escreveu: "Veja aí, o Campo de Concentração do Arizona, local onde os americanos confinaram japoneses na Segunda Guerra".


Aí, eu matutei: Mas, menino, quer dizer que não eram só os nazistas que faziam uso dessa nefasta prática?! Pois bem, daí, resolvi pesquisar e tomei conhecimento que a história é a seguinte. 

Logo após o ataque japonês à Pearl Harbor, em 1941, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt ordenou, em nome da "necessidade militar", a detenção de cerca de 120 mil homens, mulheres e crianças de procedência japonesa. 

Interessante é que dois terços dessas famílias nasceram nos Estados Unidos e possuíam nacionalidade americana. No entanto, eles foram despachados durante três anos e meio à dezenas de campos sitiados em regiões desérticas e inóspitas do país, como a Califórnia, o Arizona, o Utah e o Wyoming. 

Em 1988, passados mais de 40 anos da guerra, o governo estadunidense apresentou desculpas oficiais e indenizações financeiras à comunidade japonesa pela "grave injustiça" praticada. 

(Foto: Luiz Girão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário