sexta-feira, 23 de março de 2012

Ricardo Guilherme: 42 anos de teatro

Hoje, Ricardo Guilherme "intera" 42 anos de teatro.

Ricardo Guilherme, no início dos anos 1970.

Ricardo Guilherme é ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, professor e um dos fundadores da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará.

Jornalista, com livros publicados sobre a história do teatro cearense,  fundou o Grupo Pesquisa e foi um dos integrantes da equipe fundadora da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária.

Criador do Museu Cearense de Teatro (atual Doc-Teatro da Universidade Federal do Ceará), formulou a teoria e o método do Teatro Radical Brasileiro.

Ricardo Guilherme, em cena.

Ricardo Guilherme é daqueles que enriquecem os notívagos altares da boemia. É daqueles que revelam que assim como o mundo, redondo é o seu bom convívio.

Ricardo Guilherme, “muita merda” pra você!

Em tempo: Na linguagem entre artistas do teatro, “muita merda” significa “muita sorte”.

(Fotos: Acervo Ricardo Guilherme)

2 comentários:

  1. Bom dia Laprovítera!

    Pode ser que seja uma licença poética já que seu texto se refere a uma data natalícia de um ( poeta), além de dramaturgo, escritor, historiador...
    Se não for essa a situação, meu caro, não existe a locução verbal INTERAR em terceira pessoa do singular; na verdade o Ricardo Guilherme INTEIRA 42 anos de....
    Um abraço do seu leitor cativo Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Grande Azevedo, com ou sem licença poética, a linguagem do texto ousou na matuta coloquialidade. Entretanto, bem que eu poderia ter colocado "intera" (entre aspas), o que agora farei.
    Valeu pela correção.

    ResponderExcluir