segunda-feira, 16 de abril de 2012

Constitui crime mochar o gado?


Mochar, na cultura da roça, significa arrancar os chifres do animal para facilitar o manejo, evitar que um brigue com o outro e com isso o chifre machuque, perfure o couro ou perfure o próprio corpo.


Está na Lei Ambiental 9605/98, Art. 32, que é crime "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos..." No entanto, como diz Fabiano Marin, mochar o gado "pode até ser previsto em lei como crime, porém dentro do direito também se aplica outras questões tais como costumes, ficando daí uma briga boa na justiça. Realmente, a prática da mochação serve para o bem estar animal e até mesmo a segurança de quem manuseia-os. Imortante ressaltar que, existem práticas tais como anestesia, que devem ser utilizadas para o bem estar animal. Assim sendo, não vejo nenhum problema em utilizar dessa prática."

(Fotos: Google)

Um comentário:

  1. Tira um dedo seu por estética e me diz se vc não vai se sentir agredido e crime sim por estética pra facilitar manejo em muitas fazendas vc vê o gado com chifre e estão sadios e sem machucados

    ResponderExcluir