quarta-feira, 18 de julho de 2012

Morre Ed Lincoln, o "Rei dos Bailes"

Ed Lincoln, o "Rei dos Bailes", em foto de 1964.

O arranjador Ed Lincoln, "O Rei dos Bailes", morreu nessa segunda-feira última, aos 80 anos, vítima de insuficiência respiratória. Ele estava internado há dez dias no Rio de Janeiro. Seu corpo foi enterrado no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Cearense de Fortaleza, Eduardo Lincoln Barbosa Sabóia mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951 e começou a tocar baixo e piano na famosa boate Plaza, ao lado de nomes como Johnny Alf e Dick Farney. Em 1955, formou seu próprio grupo e gravou seu primeiro compacto, "Amanhã Eu Vou / Nunca Mais".

Nos anos 1960, já tocando órgão, fez fama como músico de bailes e lançou discos como "Uma Noite na Cangaceiro" (1962) "Seu Piano e Seu Órgão Espetacular" (1965). Em 1963, sofreu um acidente automobilístico que o deixou afastado da música por sete meses e limitou seus movimentos para o resto da vida.

Clique na imagem e ouça a música "Meu Querido Amor", com Ed Lincoln.

É considerado um dos precursores do samba rock, além de ter revelado cantores como Emilio Santiago e Toni Tornado, ambos crooners de sua banda.

Nos anos 1970, afastou-se dos bailes e passou a atuar como músico de estúdio, além de lançar discos com regravações de sucessos internacionais feitas sob pseudônimos como Orquestra Los Angeles. Nos anos 2000, foi redescoberto na Europa e gravou com artistas como Marcelinho da Lua e Ed Motta.

No ano passado, a gravadora Discobertas relançou seis de seus discos, gravados entre 1960 e 1966, na caixa "O Rei dos Bailes". Sua vida também foi tema do documentário "Ed Lincoln - O Rei do sambalanço", em fase de finalização.

Fonte: IG.
(Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário