quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pessoa Anta

Pessoa Anta.

Nascido em Granja, Ceará, João de Andrade Pessoa Anta (1787-1825) era um comerciante e pecuarista. Muito cedo foi nomeado sargento-mor de ordenanças, por Dom João VI, mais tarde tornou-se capitão-mor da Vila de Granja e por Dom Pedro I nomeado coronel de milícias, sendo condecorado com o Oficialato da Imperial Ordem do Cruzeiro. 

Em defesa pelos ideais de liberdade que levaram a Independência do Brasil, participou da Guerra da Independência do Brasil, em especial na Batalha do Jenipapo ocorrida no Piauí, o que lhe rendeu a condecoração de Oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro.

O saudoso publicitário Augusto Pontes defendia o Prêmio Pessoa Anta.

Mártir da Confederação do Equador, movimento republicano que lutou contra a concentração de poder e o absolutismo da Constituição brasileira de 1824, junto com Padre Mororó, foi executado em Fortaleza no local chamado "Campo da Pólvora", hoje Praça dos Mártires, em memória dos que foram ali executados pela causa nacional. 

No Instituto do Ceará encontra-se o seu Testamento, ao qual revela com pormenores seus bens, dívidas a serem quitadas e a lisura e integridade do seu caráter.

Fonte: Wikipédia.
(Fotos: Google)

Um comentário:

  1. Carissimo Laprovitera,

    Em breve... teremos a convicção de que a " BATALHA DO GENIPAPO ", ganha pelos esforços de Pessoa Anta, foi mais importante que o " GRITO DO IPIRANGA " .
    Quanto à quitação de dívidas no seu inventário...IMPRESSIONANTE, nunca vi isso antes. E quanto à Carta à Pátria, Filhos e Amigos?!

    Cordialmente agradecemos,
    Com um abraço.

    Instituto Pessoa Anta
    Ciro Moraes Marinho de Andrade.

    ResponderExcluir