quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kátia Flávia, a Godiva do Irajá

Kátia Flávia, a Godiva de Irajá, de Fausto Fawcett

Godiva (990-1067) foi uma aristocrata anglo-saxónica, esposa de Leofric (968–1057), Duque da Mércia, que de acordo com a lenda cavalgou nua pelas ruas de Coventry, Inglaterra.

Lady Godiva de John Collier, em 1897.

Diz a lenda que a bela Lady Godiva ficou penalizada com a situação do povo de Coventry, que sofria com os altos impostos estabelecidos por seu marido. Lady Godiva apelou a ele tanto que ele concedeu com uma condição: que ela cavalgasse nua pelas ruas de Coventry. Ela aceitou a proposta e mandou todos os moradores se fecharem em suas casas até que ela passasse. Diz a lenda que somente uma pessoa (Peeping Tom) ousou olhá-la, e ficou cego por consequência. Ao final da história, mantendo sua palavra, Leofric retirou os impostos mais altos.

Uma outra teoria diz que a nudez de Lady Godiva seria simbólica, representada pela falta de adereços e jóias preciosas, marcas da Nobreza a qual ela pertencia.

De qualquer forma, não há traços da história em fontes contemporâneas à Godiva. Isso aliado a peculiaridades de Coventry faz com que a história titubeie um pouco quanto aos requisitos de veracidade histórica.

Fausto Fawcett.

O jornalista, autor teatral e roteirista Fausto Fawcett surgiu na noite carioca com suas performances misturando música, teatro e poesia no começo dos anos 1980.


Fonte: Wikipédia.
(Foto: Antônio Gaudério/Folhapress)

Um comentário:

  1. Como já o afirmei, em outro momento e, não sei se, em outro espaço, mas TL também é arte, é história, é filosofia, é cultura etc. etc. etc.!

    ResponderExcluir