quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O taxista Robert De Niro

À procura de realismo e de perfeccionismo para interpretar o papel que lançaria definitivamente a sua carreira, Robert De Niro dirigiu durante 1 mês um táxi 12 horas por dia em Nova Iorque, preparando-se para o papel de Travis Bickle no filme Taxi Driver. Essa experiência permitiu-lhe conhecer melhor os meandros mais obscuros e degradantes das ruas nova-iorquinas e da vida de taxista noturno - úteis para a construção da sua personagem e tornar mais verídica a história.

Como para conduzir um táxi é preciso estar legalmente habilitado, o ator tirou uma licença de motorista de táxi.

Dirigido por Martin Scorsese e escrito por Paul Schrader, em 1976, Taxi Driver é um filme de suspense norte-americano, ambientado em Nova York, logo após a Guerra do Vietnã. 

Considerado um dos maiores filmes dos Estados Unidos, aclamado por sua performance forte e realismo gritante, o filme levou os atores Robert de Niro e Jodie Foster - que estava com apenas 14 anos durante as filmagens - à fama e reconhecimento.

Indicado a quatro Oscars, incluindo Melhor Filme; ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1976; e classificado como o maior filme americano dos últimos 100 anos pelo American Film Institute; Taxi Driver foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente" significativo pela Biblioteca do Congresso dos EUA e selecionado para ser preservado no National Film Registry, em 1994.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário