sábado, 27 de outubro de 2012

Nonato Luiz e Cainã Cavalcante

O multinstrumentista cearense Cainã Cavalcante já mostrou seus dotes dividindo o palco e estúdios com músicos de referência nacional e internacional, como os violonistas Yamandu Costa, Manassés de Sousa, Zezo Ribeiro, Arthur Bonillo; o baterista Pantico Rocha; os baixistas Jorge Helder, Novelli e Arthur Maia; os gaitistas José Staneck, Bene Chiréia e Jefferson Gonçalves, sanfoneiros Adelson Viana, Waldonys, Renato Borguetti e o grande mestre Dominguinhos; os cantores e compositores Fagner, Belchior, Jorge Vercillo, Vander Lee, Simone Guimarães, Leny Andrade, Amelinha, Zélia Duncan, Ana de Hollanda; o Trio sueco Iven Kristesson (piano), Lars Holm (acordeon), Anders Lorentzi (baixo), juntamente com o finlandês Anderns Vestargand (baterista) e o tenor espanhol Placido Domingo, dentre muitos outros. 

Cainã  estudou no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Conquistou o 1º lugar no IV Concurso Nacional de Violão “Musicalis”, realizado em São Paulo, bem como participou do VIII Brasil Instrumental, em 2008, realizado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí,, juntamente com a dupla de sanfoneiros “Italo & Renno”.

Gravou com a Orquestra Filarmônica do Ceará, sobre a regência do Maestro Gladson Carvalho. Está presente também no CD Caixa Patativa, uma produção de Calé Alencar, com a música “Vaca Estrela Boi Fubá” de Patativa do Assaré e no CD de “Italo & Renno”, ao lado do Mestre Dominguinhos. Participou, ainda, das gravações dos dois DVDs de Manassés de Sousa.


Cainã Cavalcante e Nonato Luiz, dois grandes talentos da música instrumental cearense.

Nonato Luiz é um renomado compositor e violonista cearense, dono de uma obra musical com centenas de composições. Seu repertório violonístico contempla desde gêneros e estilos universais e estrangeiros até os típicamente nordestinos.

Seu primeiro álbum foi lançado em 1980 e, atualmente, sua discografia é composta por mais de 30 discos gravados, na sua maioria, autorais, onde Nonato apresenta-se como solista de suas peças. Em outros, tanto explora obras de renomados compositores, arranjando-as para o violão, quanto divide parcerias com instrumentistas. Como concertista, possui uma carreira internacional consolidada, por apresentar-se em várias partes do mundo, principalmente pelo continente europeu, por onde excursiona anualmente, com destaque para Salzburg, terra natal de Mozart.

Além de composições feitas individualmente possui parcerias com os letristas Abel Silva, Fausto Nilo, Sérgio Natureza e Capinam, Nonato Luiz já se apresentou ou gravou ao lado de instrumentistas consagrados como Turíbio Santos, Darcy Villa Verde, Paco de Lucia, Pedro Soler, Radamés Gnattali, Egberto Gismonti, Dominguinhos, além de artistas como Nara Leão, Fagner, Chico Buarque, Zélia Duncan, Ed Mota e Amelinha, dentre outros.

Detentor de vários prêmios, Nonato Luiz é um dos privilegiados brasileiros que tem lançado na Europa um livro de partituras com suas composições, intitulado "Suíte sexta em Ré para guitarra", editado pela Henry Lemoine, de Paris, além de mais outros 5 de partituras, editados no Brasil.

Fonte: Sites Condor Music e Nonato Luiz.
(Foto: Vevé e Tânia Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário