sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A pessoa mais feliz do mundo


Li no blog do Fábio Oliveira, referenciado à revista Galileu, que um monge budista é considerado a pessoa mais feliz do mundo.

O monge budista Matthieu Ricard.

O negócio é o seguinte. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos da América, contam ter achado a pessoa mais feliz do mundo. É o monge budista Matthieu Ricard, ex-pesquisador francês, morador do convento de Katmandu, no Nepal, e hoje um dos confidentes de Dalai Lama. 

Os cientistas apuraram que o cérebro de Ricard produz um nível de ondas gama jamais encontrado no âmbito da neurociência. O estudo iníciou-se com neurocientista Richard Davidson ligando 256 sensores no cérebro do monge, que mostraram uma atividade superior da parte esquerda do córtex pré-frontal do cérebro, comparado ao direito.

Ao meditar em compaixão, o cérebro de Ricard gerou níveis de ondas gama ligadas à consciência, atenção, aprendizado e memória, jamais relatados na literatura neurocientífica. Por causa da meditação, ele possui uma disposição anormal de sentir felicidade e quase nada para motivar emoções negativas.

Tonico Aragão, o ditoso e emérito senhorio da fidalguia sertaneja

Bem, não é querendo arenga, não, mas os pesquisadores da Universidade de Wisconsin precisam ir até a Fazenda Marrecas para avaliarem se a pessoa mais feliz do mundo é esse tal monge budista, mesmo. Ora, quando encontrarem o Tonico Aragão, logo aos três minutos do primeiro tempo, certamente, irão constatar que ele é que é digno de tal imputação. Em seu campesino paraíso verde - benza Deus! -, Tonico vive a se espreguiçar no sossego dos ditosos e eméritos senhorios da fidalguia sertaneja. Precisa dizer mais, para se perceber o que é ser feliz? Ora, não carece nem de ligar os fios de máquina alguma para se constatar tal veracidade!

(Fotos: Revista Galileu / Totonho Laprovitera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário