segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Amor próprio

“É pelo nosso amor-próprio que o amor nos seduz. Como resistir a um sentimento que embeleza o que temos, que nos restitui o que perdemos e nos dá o que não temos!” (Sébastien-Roch Chamfort) 

Grande tema da psicologia e da psicanálise, o amor próprio é o amor que as pessoas tem por si mesmas. A respeito dele, discorre o Professor Sabin Selassié: “Para ter amor próprio, não significa que a pessoa deverá ter sempre seus desejos satisfeitos, para gostar de si mesmo, ser egoísta, pisar nos outros. O amor próprio faz com que as pessoas ajam positivamente, procurem evitar pensar no passado, quando há tristezas ou mágoas, que procurem sempre lembrar que foi mais uma experiência para poder evoluir, procurando tirar proveito daqueles acontecimentos. Quem se ama de verdade, procura possuir controle emocional, procura compreender as pessoas, estar sempre, ou a maior parte do tempo, de bem com a vida e esquece a opinião alheia, não guarda raiva, rancor, está sempre disposto a perdoar e têm coragem, confiança e segurança para recomeçar”. 

Tonico discursando.

Pois bem, Neste sábado último, dia 03/11/2012, a Fazenda Marrecas não coube em Sobral, de tanta alegria pela festa de comemoração do aniversário do grande Tonico Aragão. Brindado por familiares e amigos, em um emocionado discurso, Tonico agradeceu aos presentes dizendo que amava à todos, mas, a quem mais amava era a si mesmo! E, entre aplausos e apupos, bradou: "Negada, eu me amo!" 

(Foto: Totonho Laprovitera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário