segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Etiqueta

Etiqueta à mesa é a maneira como as pessoas se portam à ela, de modo a demonstrarem ser parte de um certo grupo social. Comumente, esses grupos são aqueles de predomínio social, político ou cultural. Atualmente, a etiqueta está menos rígida e bem mais flexível. 

Serviços Volantes. 

Sobre os tipos de serviços, lembremos de dois: os em que as pessoas sentam-se à mesa e os que ficam em pé. Já, o serviço volante é empregado quando o número de convidados é grande, logo, impossível sentá-los à mesa ou, ainda, para garantir a informalidade do evento. 

No entanto, é aconselhado providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas. A mesa deve ser ajeitada com as travessas de iguarias antes que os convidados à elas se concentrem. 

Numa ponta da mesa posicionam-se os pratos empilhados, com a cautela que cada pilha contenha no máximo dez. Além disso, os talheres devem ser arrumados e quanto ao cardápio, recomenda-se a escolha de comidas que dispensem o uso de facas. Os guardanapos podem ser de papel. 

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário