terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Museu do Mar de Fortaleza


O Museu do Mar, em Fortaleza, foi o primeiro projeto público do arquiteto Oscar Niemeyer criado para o Ceará. Idealizado em 2003, sua implantação é prevista para a praia de Iracema, em frente ao aterro, com acesso por meio de passarela inclinada. 

Sabe-se que o museu, na época em que o local ainda estava indefinido, seria destinado à história do homem nordestino. Porém, sobrevoando a cidade em busca de terreno para sua implantação, José Carlos Süssekind, da equipe de Niemeyer, visualizou a edificação sobre o limite do aterro da praia de Iracema, onde, mostrar passagens de seca não seria adequado ao local. Daí, o projeto museológico migrou para a relação entre o cearense e o mar. 


De forma parecida com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, especialmente pelo partido estrutural de apoio central, o prédio no Ceará tem planta octogonal. O raio é de 65 metros, as vedações são envidraçadas e o edifício projeta-se 20 metros acima da linha da água. 

Existe, no entanto, entraves jurídicos para a implantação do já apelidado Diamante de Niemeyer. A área encontra-se sub judice, com uma ação civil cobrando a apuração dos impactos ambientais acarretados pela realização do aterro. 


Certamente, os cearenses ficariam felizes se o Museu do Mar fosse realizado nos bravios verdes mares dos fabulosos jangadeiros Manoel Jacaré, Mestre Jerônimo, Tatá e Mané Preto. 

(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário