domingo, 18 de agosto de 2013

As cores do branco

Você sabia que, assim como os templos, todas as esculturas gregas e romanas eram pintadas?

Réplica pintada de um arqueiro, 490 a.C, no Parthenon, em Atenas. 

Pois é, a concepção de que a arte clássica era imaculadamente branca, e assim devia permanecer, foi estabelecida pelo alemão Joachin Winckelmann (1717-1768), considerado o fundador da história da arte e um dos pioneiros da arqueologia. Winckelmann dizia que o branco era a cor da beleza ideal e que o uso das cores na escultura significava a decadência e o desvirtuamento da arte clássica. 

Augusto, primeiro imperador de Roma. 

No entanto, "Desde o século XIX, estudiosos já sabem que gregos e romanos utilizavam cores em suas estátuas, mas até hoje, para o grande público, o branco está associado ao clássico e ao bom gosto na escultura", comenta Luciano Migliaccio, professor de história da arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 

"Na realidade, o conceito de que as obras eram totalmente brancas chegou aos dias de hoje por causa da perda de policromia provocada pela ação do sol e da chuva", diz Paolo Liveriani, um dos organizadores da exposição "As Cores do Branco", realizada no Museu do Vaticano, em 2005.

Fonte: Veja.
(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário