segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Orson Welles em Fortaleza

Em 1942, Orson Welles desembarcou em Fortaleza, para filmar o episódio Four Men on a Raft (Quatro Homens em uma Jangada), o qual seria incluído no famoso e inacabado It´s All True

Desembarque de Orson Welles em Fortaleza, no Alto da Balança. 

O filme contaria a saga de quatro jangadeiros em viagem em uma pequena embarcação até o Rio de Janeiro, no intuito de reivindicar ao presidente Getúlio Vargas melhores condições de vida para a categoria. 

Orson Welles, na Praia do Mucuripe. 

Por conta disso, durante seis semanas Orson Welles esteve em Fortaleza, hospedado no Excelsior Hotel, na Praça do Ferreira. Até hoje ainda podemos ouvir interessantíssimas histórias - que diga Dona Tatá, do Mucuripe - sobre o então jovem cineasta que se tornaria uma das mais respeitáveis personalidades da cinematografia mundial. 

Orson Welles, na Praia do Mucuripe. 

Bem, em 1994, jogados em um canto dos estúdios, os rolos do filme It´s All True foram achados, contendo maravilhosas imagens dos jangadeiros cearenses trabalhando em seus barcos e indo ao mar. 

O clássico Cidadão Kane, de Orson Welles. 

Pois é, atualmente, se perguntarem quem foi Orson Welles, pouquíssimos cearenses saberão responder. Um desperdício para a nossa história, cultura, turismo... É por isso que eu digo: História nós temos, memória não! 

(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário