domingo, 24 de novembro de 2013

Cacimba de Dentro


Distando 160 km de João Pessoa, 138 km de Natal e 100 km de Campina Grande, Cacimba de Dentro é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na microrregião do Curimataú Oriental, com população de 17 mil habitantes e área territorial de 181 km². 

De propriedade de um cobrador de impostos chamado José Rocha, o sítio Cacimba de Dentro foi implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome, por volta de 1880, sendo o primeiro passo para a povoação do lugar. A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva duas cacimbas de água potável, a velha e a nova, sendo esta última mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizada a propriedade e, posteriormente, o povoado. 


Até 1923, a propriedade não era vista com bons olhos pelos moradores da região, pois o senhor José Rocha mantinha sob suas ordens um grande número de homens fortemente armados e que impunha um clima de pânico nas redondezas. 

Tal situação foi se transformando aos poucos, com a chegada de novos moradores, procedentes de Araruna e dentre eles, em 1923, o senhor Pedro Targino da Costa Moreira, considerado o fundador do povoado, sendo responsável pela construção de um mercado público e por abrir uma casa de comércio, além de construir inúmeras casas de moradias que vendia ou alugava às famílias que ali chegavam. 

A primeira capela do povoado foi construída em 1922, tendo passado por uma ampla reforma no ano de 1966, constituindo-se a atual Igreja Matriz da cidade. 

O povoado passou a ser parte do distrito de Araruna, por volta de 1937, tendo conseguido sua emancipação política em 1959, desmembrando-se do município de Araruna e formado um distrito próprio. 

O município cacimbense está inserido na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbergues e Maciços Residuais. Localizado a uma altitude de 536 metros acima do nível do mar, a sua pluviosidade anual é de cerca de 750 mm, com período chuvoso entre fevereiro e agosto. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. 

Cacimba de Dentro insere-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Curimataú. Os principais cursos d'água são o rio Curimataú e o riacho Capivara, todos de regime intermitente. Conta ainda com a acumulação do açude Cacimba da Várzea, com capacidade de 9.264.321 m³. 


São pontos turísticos de Cacimba de Dentro a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Açude da Palmeira, o Mercado Municipal e a Pedra do Mium. Em seu calendário turístico, três festas se destacam: a de Santo Antônio, em 13 de junho; a de São João, em 24 de junho; e a do Aniversário da Cidade, em 27 de setembro. 

Com cerca de 12 mil eleitores, Cacimba de Dentro é a terra do meu amigo José Carlos Mororó.

(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário