domingo, 5 de janeiro de 2014

Shea Hembrey

Quando o meu filho Fernando Victor me apresentou Shea Hembrey, de pronto, lembramos do nosso conterrâneo, amigo e talentoso artista visual Yuri Firmeza. Em 2006, em Fortaleza, Yuri inventou a mostra Geijitsu Kakuu, do artista japonês Souzousareta Geijutsuka - em japonês, "souzousareta" significa "artista inventado". Na época, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará chegou a divulgar intensamente o currículo do artista, que não falava português, daí, uma única assessora de imprensa intermediava entrevistas com o ilustre expositor. Resumindo, a inteligente ousadia do Yuri foi longe e deu uma confusão danada!

Uma das obras de Shea Hembrey.

Natural de Hickory Grove, Arkansas, Estados Unidos, Shea Hembrey (1974) é um artista conceitual norte-americano que, em 2011, recebeu a atenção nacional com o lançamento da "SEEK", uma bienal de arte apresentando o trabalho de 100 artistas - todos inventados por ele e cada qual com a sua própria obra de arte. 

Antes de entrar no mundo da arte, Hembrey trabalhou como criador licenciado de aves aquáticas migratórias com o Departamento do Interior dos EUA. Ele também passou um ano estudando arte Maori na Nova Zelândia e, em 2007, recebeu o Master of Fine Arts da Universidade de Cornell. 

Shea Hembrey: um homem, cem artistas.

Defensor da obra de arte que se casa com o rigor intelectual, domínio técnico, e coração e alma, Shea Hembrey é representado em Nova Iorque pela Bryce Wolkowitz Gallery, e pela agência literária Wylie. 

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário