domingo, 16 de fevereiro de 2014

Chico Landi

No automobilismo, o paulista Francisco Sacco Landi (1907-1989), mais conhecido como Chico Landi, é reconhecido como um dos melhores pilotos brasileiros de todos os tempos. 


Filho de pai italiano e mãe ítalo-brasileira, Landi iniciou a sua carreira de piloto no célebre Circuito da Gávea, no Rio de Janeiro, em 1934. De 1947 até 1957, foi um dos mais famosos pilotos da Europa, tendo participado de todas as grandes competições da época, ao lado de grandes nomes, como Juan Manuel Fangio, Giuseppe Antonio “Nino” Farina, Alberto Ascari, Herbert Lang, Giuseppe Farina, Achille Varzi,  Luigi Villoresi e Froilán González.

Landi é um dos pioneiros do automobilismo brasileiro e destacou-se ao vencer o segundo Grande Prêmio de Bari, em 1948, a mais importante prova automobilística daquela época, feito repetido em 1952, quando a Fórmula 1 dava ainda engatinhava. O fato foi tão surpreendente, chega os organizadores da prova por não terem o Hino Nacional Brasileiro para tocar na festa de comemoração, puseram "O Guarani", de Carlos Gomes. 

Foi o primeiro brasileiro na Fórmula 1, tendo disputado apenas seis etapas (GPs) entre 1951 e 1953 e mais uma corrida em 1956. Em um total de 1,5 ponto, não ganhou nenhuma etapa e o seu melhor resultado foi um quarto lugar no GP da Argentina, em 1956. 

Chico Landi correu pelas equipes Escuderia Bandeirantes, Scuderia Milano e Maserati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário