domingo, 9 de março de 2014

Invasão no Dia-D


As respostas da famosa cruzadinha do Daily Telegraph deram dor de cabeça danada aos agentes de segurança responsáveis por manter em segredo os planos da invasão da Europa, pelos aliados em Junho de 1944.

Membros do MI5, o serviço de contraespionagem Britânico que costumavam se entreter com esse passatempo durante as horas vagas, notaram que algumas das pistas aparentavam entregar codinomes vitais, bolados para mascarar o maior ataque de todos os tempos.

Dois agentes foram enviados para Leatherhead, em Surrey, para investigar se a cruzadinha do jornal estava sendo usada para alertar os alemães. Quando interrogado sobre o por que de ter escolhido tais palavras, o responsável pela cruzadinha, Leonard Dawe, um professor de 54 anos, respondeu “por que não? Existe alguma lei contra usar palavras que ele gostava?”. A honestidade da resposta convenceu o MI5 que Dawe não tinha conhecimento da estratégia de invasão do Dia-D. Suas respostas para a cruzadinha eram apenas abissais coincidências da vida.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário