sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cultura!


Eu sempre tenho dito que a maior crise que vivemos é a cultural. Digo, porque confio na solução dela como a disseminação dos efeitos de saídas para as demais crises. Cultura reúne e interatua com a educação, saúde, infraestrutura, segurança... Enfim, é a base de tudo que vivemos e compreendemos. 

Falo isso porque há muito tempo, no poder público da gestão cultural, vejo a cultura ser tratada como coisa menor! Ora, chega da cultura ser combinada como moeda de troco político! Chega da cultura ser tão desprezada! Chega da cultura ser usada apenas como retórica para o alicerce da cobiça de desejos de fins eleitorais! Chega da cultura ser ajustada como, exclusivamente, projetos pessoais! Chega da cultura ser objeto de vaidade para currículo particular! Finalmente, chega da cultura ser tão tripudiada! 

Desculpem-me o desabafo, mas é que não dá mais para aguentar tanto descaso com a nossa cultura, que nos é um dos mais ricos bens imateriais que possuímos. 

Havemos o que todo lugar do mundo gostaria de ter: artistas de excelência, ambiência da melhor qualidade e histórico artístico de memorável relevância. E, mesmo com tudo isso, ainda derrapamos nas curvas das decisões e nos perdemos na falta de saber da nossa valorização artística. Isso, sem falar no colapso da nossa memória! 

Agora, dizer que fazem o melhor para a nossa cultura, é brincadeira! E de mau gosto.

(Ilustração: Rubem Grilo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário