domingo, 1 de junho de 2014

Mitotônio


Nascido em Granja, Ceará, Antônio Edgard da Silveira, mais conhecido por Mitotônio (1916-1951), fez história no futebol cearense.

Mitotônio chegou em Fortaleza em 1919. Sem ter contrato formal assinado, jogou pelo Fortaleza, de 1938 a 1939. No início de 1940 foi jogar no Ceará, onde ficou até 1945, quando transferiu-se para o Náutico, de Recife, e voltou ao Ceará em 1946, onde permaneceu até 1951, tornando-se um de seus maiores ídolos.
 
Foi campeão cearense em 1938, pelo Fortaleza, e em 1941, 1942 e 1948, pelo Ceará. Pelo Náutico, conquistou o campeonato pernambucano de 1945.

Em 1o de abril de 1951, Mitotônio almoçou uma panelada e logo em seguida foi jogar. Durante a partida, passou mal e não retornou a campo para o segundo tempo. Depois de ser levado à Assistência Municipal foi para casa, onde faleceu aos 35 anos de idade. O diagnóstico foi congestão estomacal aguda.

Na fatídica peleja, Mitotônio foi marcado pelo right-back (lateral-direito) Airton Monte, do Gentilândia Atlético Clube, que na época chegou a ser acusado de ter ocasionado a morte do atleta. Sobre o caso, Airton comentou: “Andaram insinuando que tinha sido uma porradas que eu teria dado nele no jogo. Mas isso é de gente maldosa. Eu nem toquei nele. Sempre marquei duro, mas com lealdade”... “O Gentilândia foi ao ataque e eu apoiei pela direita. Aí perderam a bola e o Pipiu veio no contra-ataque e chutou. A bola pegou no travessão superior e, na volta, ele aproveitou para cabecear e caiu de joelhos, com a mão na cabeça. Eu vinha correndo atrás dele e cheguei perto e perguntei: ‘O que foi, Mitotônio?’. Ele respondeu: ‘Rapaz, parece que enfiaram uma espada na minha cabeça’”... “Quando eu estava voltando para o segundo tempo, passei por ele e ele estava sentado do lado de fora do gramado, com os pés dentro de um buraco, porque tava tendo reforma naquela época. Eu perguntei se ele tinha melhorado, se ia voltar e ele disse: ‘Vô não, vomitei como um todo’”.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário