segunda-feira, 23 de junho de 2014

Rian Fontenele: A Restauração de uma Ausência


A CAIXA Cultural Recife apresenta a inédita exposição “A Restauração de uma Ausência”, do artista plástico cearense Rian Fontenele, com abertura no dia 25 de junho e visitação de 26 de junho a 27 de julho. Na mostra, o artista revisita suas memórias e (re)constrói narrativas intimistas, explorando e revelando sensações e identidades da humanidade, como o silêncio e a ausência. A abertura acontece às 19h30 com visita guiada do artista. A visitação tem entrada gratuita das 12h às 20h de terça a sábado e das 10h às 17h aos domingos.

A exposição conta com 55 obras de grande e médio porte e é resultado de pesquisas em desenvolvimento há três anos, marcando uma nova fase do artista. São pinturas e um conjunto de desenhos que documentam o percurso de seu processo criativo e a matriz das narrativas para alcançar a poética final proposta nas telas.

Diferentemente dos trabalhos anteriores, nos quais tons sóbrios encobriam as personagens, na série “A Restauração de uma Ausência” Rian permite uma maior incidência de luz nas telas, num resultado mais leve e revelador dos personagens. Como um poema, os quadros trazem a síntese de toda a narrativa a partir de poucos elementos. “Sempre tive a literatura como base do que faço. A palavra sempre foi importante... ela é narrativa e por isso meu trabalho é narrativo”, explica o pintor.

Rian Fontenele busca restaurar um emaranhado de imagens presentes em suas memórias espontâneas e vívidas, reconstruindo sensações e narrativas e materializando-as em telas na tentativa de esvaziar seu imaginário dessas reminiscências, que se acumulam e transbordam.

Documentário - Durante a exposição, o público poderá assistir ao documentário “Conversas de Aproximações” que apresenta o artista e a poética presente em seu trabalho, por meio de depoimentos da curadora, professora e crítica de arte Luíza Interlenghi, do galerista Max Perlingeiro e do arquiteto e designer português Carvalho Araújo, além da pesquisadora e artista Walmeri Ribeiro e do fotógrafo Tiago Santana.

Serviço:
Exposição: “A Restauração de uma Ausência – Rian Fontenele”
Local: CAIXA Cultural Recife, Avenida Alfredo Lisboa, 505.
Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915
Abertura: 25 de junho de 2014 (quarta-feira), às 19h30
Visitação: de 19 de junho a 27 de julho de 2014
Horário: das 10h às 20h (de terça-feira a sábado) e das 10h às 17h (domingo)
Entrada Gratuita
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário