quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Vênus Negra

Saartjie Baartman.

Nascida na África do Sul, Saartjie "Sarah" Baartman (1789-1815) foi a mais famosa mulher usada como atração secundária de circo, na Europa do século XIX.

Apelidada de Vênus Negra,
Saartjie exibia seus surpreendentes volumes corporais, onde, mediante a pagamento extra, seus donos deixavam aos visitantes tocar-lhes suas abundantes nádegas.

No final de 1814, um francês, domador de animais, comprou Saartjie como prostituta ou escrava, mantendo-a em duras condições e exibindo-a totalmente nua, contrariando o seu desejo de nunca mostrar os órgãos genitais. Em festas noturnas, muitos divertiam-se apalpando o corpo da indefesa mulher, exposta a multidões que mangavam dela.

Quando as exposições findaram, Saartje foi levada a prostituir-se e tornou-se alcoólatra. Morreu em 1815 de uma doença inflamatória. Para não ter de pagar o enterro, o domador de animais vendeu seu cadáver ao Museu do Homem, em Paris.

Nos anos 1940, alguns apelos pediam a restituição de seus restos mortais. Quando se tornou presidente da África do Sul, Nelson Mandela solicitou formalmente à França a devolução dos restos mortais de Saartjie Baartman, quando, em 2002, foram sepultados em sua terra natal, Gamtoos Valley.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário