domingo, 28 de setembro de 2014

A América antes de Colombo


Que a América foi descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492, todo mundo sabe. Agora, de 1418, um mapa chinês sacudiu o mundo acadêmico, pois significa uma prova indiscutível de que os chineses conheceram as Américas bem antes dos europeus.
Datado de 1763, o histórico documento seria uma cópia de um mapa cartográfico de 1418, portanto, do século XV. Ele teria sido feito pelo ilustre almirante chinês Zheng He.

A respeito da América ter sido descoberta pelos chineses, em específico por Zheng He, famoso na dinastia Ming, sabe-se que o almirante transpôs os oceanos entre 1405 e 1418 e suas aventuras ficaram bem documentadas no livro As Maravilhosas Visões da Frota Estelar, publicado na China, por volta de 1418.


O mapa, ainda, conta episódios sobre os habitantes do litoral ocidental da América: "A pele da raça nesta região é de uma cor vermelho escuro, e usam penas nas cabeças e quadris", enquanto que sobre os australianos escreve que "a pele de um aborígene é negra. Todos andam nus e carregam artigos de osso à cintura".

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário