quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Estrela de Davi


Apresentando várias interpretações e presente em diversas manifestações culturais e religiosas, a Estrela de Davi é um símbolo de grande valor para os judeus e israelitas, fazendo até parte da bandeira de Israel.

Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é Magen David, que significa escudo de Davi. É um símbolo de realeza e, antigamente, muitos guerreiros do povo de Israel traziam esse símbolo em seus escudos, durante as batalhas.

Historiadores indicam que o símbolo é composto por dois triângulos porque no alfabeto hebraico o nome Davi era formado por três letras: Dalet, Vav e Dalet. Por ser a letra Dalet de forma triangular, a Estrela de Davi é constituída pela aposição de duas das três letras do nome.

Alguns autores defendem que um dos triângulos representa o homem e as suas três vertentes – corpo, alma e espírito –, e o outro remete para Deus, com os seus vértices expressando a Santíssima Trindade – Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A Cabala, por exemplo, sugere que a Estrela de Davi envia para o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. Além disso, os doze lados da estrela podem representar as doze tribos de Israel.

Durante o holocausto, os nazistas identificavam os judeus, nos campos de concentração, por meio da representação da Estrela de David em suas roupas.

Atualmente, a Estrela de Davi é bastante usada em tatuagens.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário