domingo, 26 de outubro de 2014

Jacques Klein

Jacques Klein ao piano.
Nascido em uma família judia, em Aracati, Jacques Klein (1930-1982) foi um compositor e pianista que cresceu na vizinha cidade de Fortaleza, onde iniciou a estudar piano no Conservatório Alberto Nepomuceno, fundado por seu pai.

No início da década de 1940 se mudou para o Rio de Janeiro e estudou com Liddy Mignone, no Conservatório Brasileiro de Música, onde começou a ensinar em 1950.

Com treze anos de idade, Jacques se afastou um pouco da música clássica para formar um trio de jazz com o guitarrista Dinarte Rodrigues e o baterista Breno Porto, seus amigos, quando, uma vez por semana, tocavam na Rádio Jornal do Brasil, partir de 1946.

Em 1948, Klein regressou para a música clássica, quando estudou com William Kapell, em Nova Iorque, e com o Bruno Seidlhofer em Viena.

Em 1953, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música de Genebra, que estabeleceu sua carreira internacional.

Em 1954, Klein surgiu com a Filarmônica de Londres. Em 1955, foi escolhido como o melhor pianista do ano em Londres, recebendo a Medalha Harriet Cohen.

Com o violinista Salvatore Accardo, Jacques Klein formou um duo e também realizou memoráveis atuações ​​com o pianista Friedrich Gulda. Lecionou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Dentre seus muitos alunos, aludimos Egberto Gismonti, Clélia Iruzun, e Arnaldo Cohen.

Curiosamente, ainda, Klein cometeu uma série de gravações de samba brasileiro.

Presentemente, o Centro de Música Latino-Americana, da Universidade de Indiana, laureia com o Prêmio Jacques Klein a melhor execução de uma obra para piano solo, de um compositor brasileiro, em sua memória.

Fonte: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira.
(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário