quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Whiter Shade Of Pale


Tudo começou quando o Alberto Perdigão me citou em um post sobre a música A Whiter Shade Of Pale, em vídeo do Wall Araujo, no Facebook. Aí, eu compartilhei a postagem do Alberto e o Ivan Martins também. Dentre os diversos comentários, acerca da romântica canção, nos chegou um do Carlinhos Lima, dando conta que a música teria sido plagiada Bach. Resolvi pesquisar sobre o assunto e averiguei o seguinte.


Enquanto o mundo se aprazia com o álbum Sgt. Pepper’s, dos Beatles, a música que figurava em primeiro lugar nas paradas britânicas era A Whiter Shade Of Pale, da estreante banda britânica Procol Harum, lançada em 1967 e considerada um dos hinos da contracultura do Summer of Love, nos Estados Unidos, um acontecimento que mudou o mundo. 

Sendo gravada mais de 900 vezes por diversos artistas, A Whiter Shade Of Pale foi incluída em inúmeras coletâneas de sucessos da década e até hoje é usada em trilhas sonoras de muitos filmes.

Com melodia inspirada na Cantata 140, de Johann Sebastian Bach, incluído vocais soulful e letra incomum, primeiramente, os créditos da composição original apenas foram conferidos para Gary Brooker e Keith Reid. Em 2009, o organista Matthew Fisher auferiu direito aos créditos de coautoria da música, em decisão unânime da Câmara dos Lordes, do parlamento do Reino Unido.

Sendo um dos poucos singles – apenas 30 – que já venderam mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, a canção, que mistura rock, clássico e música barroca, conta com mais de 900 versões.

A Whiter Shade Of Pale estabeleceu um conexão da Procol Harum com os Beatles e Jimi Hendrix. Sua importância abriu espaço no rock para obras como Bohemian Rhapsody, do Queen, e toda as demais de Rick Wakeman.

Com elementos sobrenaturais e mitológicos, a letra de Whiter Shade Of Pale faz alusão a Shakespeare e a Milton. Até hoje estudiosos buscam elucidar o seu sentido, sem completo sucesso. A música é romântica, trágica, nuviosa, mágica e de difícil tradução. Fala sobre muitas coisas, nas quais os significados são subentendidos. 

(Foto: Google / Vídeo: YouTube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário