segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mangar

Um cão chupando manga.

Certa vez, me perguntei: Se manga é nome de fruta, de parte de roupa, por que mangar, aqui no Nordeste, é chacotear de alguma pessoa?

Pois bem, fui ao pai dos burros e vi que mangar significa caçoar, zombar de alguém. Diz, ainda, que é vaiar, rir da cara de alguém, provocar com risos...

Aí, indaguei ao professor Carlinhos Analfabético, que me respostou: “Sendo uma expressão bastante comum no Nordeste brasileiro, mangar advém do termo mangá, surgido em 1814, nos hokusai mangá, que traziam caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa, quando das relações comerciais entre Portugal e Japão, assaz estreitas. Daí, quando Manoel ou Joaquim se embaralhavam, Yuma ou Haruma buliam, dizendo ‘mangá, mangá...’, em alusão a ordem de leitura japonesa, inversa da ocidental, ou seja, de trás pra frente e espiando as páginas, da direita para a esquerda”.

Já, há quem diga que não é por causa disso, não. “Sucede o seguinte: quando se chupa uma manga, nóis brinca com o caroço e se lambuza todim! Aí, a negada sapeca a vaia e manga da gente!”, explica o vivido Zé Biloia. 

Faz sentido, Zé.

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário