quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mentira

É assim que se pega na mentira.

Como dizia Pablo Picasso, “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”.

Bem, diz o pai dos burros que mentira significa o ato de mentir; engano, impostura, fraude, falsidade. Hábito de mentir. Engano dos sentidos ou do espírito; erro, ilusão: Ideia, opinião, doutrina ou juízo falso. Fábula, ficção.

Estou falando em mentira porque, hoje cedo, ouvindo um programa de rádio, escutei a frase: "Nenhum homem tem a memória tão boa para se tornar um mentiroso bem sucedido", de Abraham Lincoln. Olha, não é por nada, não, mas assim sendo, eu conheço um bocado de gente com privilegiadas memórias. Uma verdadeira legião de audazes mitômanos, que, na maioria das vezes, cada um deles sabe que o que diz não é verdadeiro, mas, contar mentiras lhe faz sentir bem e acalma suas angústias. É que, em certos momentos, o sujeito prefere crer em sua realidade mais que na realidade objetiva – a de fatos visíveis. É a necessidade de contar falsas histórias para se sentir bem consigo mesmo.

Para mim, mentira é apenas algo dito não sendo verdade. E tem mais, para encurtar o papo, dou o maior valor aos meus adoráveis amigos mentirosos!

(Ilustração: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário