domingo, 11 de janeiro de 2015

Banana

"Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!"

Contendo três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra -, a banana produz um imediato e significativo aumento da energia. Por isso, ela é a fruta preferida pelos atletas. 

Porém, além da energia e da manutenção da forma física, ela também pode nos ajudar a curar ou prevenir diversas doenças. Portanto, recomenda-se a adição da banana à nossa dieta diária.

Eis alguns benefícios que a banana pode promover: 

Depressão - Pesquisa recente, com pessoas depressivas, aponta que elas se sentem melhores após terem comido uma banana, pois elas contêm triptofano, uma proteína que se transforma em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM - Contida na banana, a vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem comprometer seu humor. 

Anemia - Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue.

Pressão Arterial - Muito rica em potássio, mas reduzido em sódio, a banana torna-se perfeita para combater a pressão alta e diminuir o risco de infarto.

Cérebro - Pesquisa mostra que o elevado teor de potássio na banana eleva a capacidade mental e pode ajudar na aprendizagem.

Constipação - Com elevado teor de fibra, a banana ajuda a regular as funções intestinais.

Ressaca - A banana alivia o estômago e, com a ajuda do mel, aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Azia - A banana possui efeito antiácido natural no organismo.

Enjoo matinal - Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito - Esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana, reduz o inchaço e a irritação.

Nervos - Rica em vitaminas do complexo B, a banana ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de peso - Estudos apontam que os obesos são os que mais sofrem de pressão alta e ataques de ansiedade.

Daí, para evitar o consumo de doces quando estamos ansiosos, é necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, no caso, a banana, a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue. 

Úlceras - Indicada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade, a banana é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago. 

Controle de temperatura - Muitas culturas qualificam a banana como fruta refrescante, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Seasonal Affective Disorder (SAD) - A banana protege os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados.

Tabagismo - As bananas podem ajudar as pessoas a deixar de fumar. Vitaminas A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress - O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica aumenta, diminuindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.

Enfarto - Comer bananas regularmente, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.

Verrugas - Um pedaço de casca de banana sobre a verruga, com o lado amarelo para fora, pregada cuidadosamente no local com esparadrapo, ajuda a eliminá-la.

Portanto, a banana é um remédio natural para muitos males. Comparando-a com uma maçã, ela tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde.

“Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo!”

Agora, de quebra, uma boa dica para dar um brilho rápido nos sapatos: Pegue a parte de dentro da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato. Depois, passe um pano seco.

Fonte: Google.
(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário