quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Minimalismo

Nas artes plásticas o minimalismo surgiu após o auge do expressionismo abstrato norte-americano, como movimento marcante na mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos.

Néon, de Dan Flavin.

Contrapondo-se a esse movimento, o minimalismo buscava por meio da redução formal e da produção de objetos em série, que se transportasse ao observador uma percepção fenomenológica nova do ambiente onde se encaixavam. Exemplo desse projeto estaria nas obras de Dan Flavin, que através de tubos luminosos transformava a ambiência da galeria. 

Cabeça de Paris, de Brâncuşi.

O caráter geométrico evidencia uma aguda influência construtivista, e a limpeza formal influência de Brancusi, mas o intuito dos artistas minimalistas difere radicalmente de ambos os casos. Primeiramente, por negar a arte cartesiana europeia, para esse viés fenomenológico que assume, depois por quebrar as barreiras até então presentes entre pintura e escultura.

Dan Flavin.

Dan Flavin (1933-1996) foi um artista minimalista norte-americano. Seu trabalho se caracteriza por instalações, pinturas e esculturas, entre outros.

Brâncuşi.

Constantin Brâncuşi (1876-1957) foi o mais célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda moderna.

Fonte: Wikipédia.
(Fotos: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário