sábado, 18 de julho de 2015

Chico Doido de Caicó


Nascido em Caicó, no Rio Grande do Norte, Francisco Manoel de Souza Forte (1922-1991), o Chico Doido de Caicó, foi um poeta, autor de poesias erótico/debochadas.

Pouco se sabe sobre a vida de Chico. Nos anos 1940, saiu de Caicó para servir na Marinha Mercante. Nos anos 1950, morou em Natal. Em seus derradeiros anos de vida frequentou a famosa Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro, onde divulgou seu trabalho. Pouco antes de sua morte, Nei Leandro de Castro e Moacy Cirne o encontraram e passaram a divulgar seus poemas, publicando-os, a partir de 1991, no fanzine-panfleto Balaio Porreta. 

Dizem que em 1993, postumamente, Chico foi lançado à Academia Brasileira de Letras. Em 1994, também postumamente e representado por Cirne, foi "patrono" da turma de formandos de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

Em 2002, em Natal, pela Sebo Vermelho, Cirne e Nei Leandro publicaram a coletânea "69 Poemas de Chico Doido de Caicó". Pouco após a publicação da coletânea, foi tema da peça Chico Doido de Caicó, dirigida pelo ator Leon Góes, ficando em cartaz por dois meses no Teatro Vila Lobos. A peça gerou tanta repercussão, chega foi publicado um artigo sobre Chico Doido no jornal francês Le Monde.

Chico Doido faleceu aos 69 anos, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Um poema do notável poeta popular potiguar, Chico Doido do Caicó:

"Sou doido por mulher
Sou doido por cachaça
Sou doido pra gastar dinheiro
Sou doido por uma bunda
Sou doido por Caicó
Sou doido pelo mar
Sou doido por violão e lua cheia
Sou doido por uma conversa de bar
Sou doido por arribaçã
E sou doido propriamente dito"

(Foto: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário