quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Palmatória


Lembro que, quando criança e eu cursava o primário, os adultos me perguntavam se em meu colégio ainda fazia-se uso da palmatória. 

Feita de madeira e parecida com uma colher de pau, de cabo reto e parte arredonda, a palmatória era um artefato utilizada antigamente nas escolas para o professor punir alunos traquinos. 

Sobre ela, contavam-me os mais velhos a mesma lendária história: “Escondido, a gente pegava a palmatória e com um prego furava a madeira dela, botava o não sei o que dentro do buraco para dar bicho e a danosa apodrecer. Desse jeito, ela se partia na hora do corretivo e a negrada se livrava das palmadas.” 

Agora, sobre a questão no início dessa história, no meu tempo de pivete, assim como o castigo de se ajoelhar sobre caroços de milho, a palmatória também já estava era em desuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário