domingo, 30 de outubro de 2016

Turismo no Ceará

Beira Mar de Fortaleza.

Quando escuto falar do Ceará como sendo um dos mais procurados destinos turísticos do Brasil, lembro de quatro momentos que contribuíram para esse êxito.

O primeiro, quando o governador Cesar Cals, pioneiro do turismo no Ceará – tanto na capital quanto no interior – fez história com a criação da EMCETUR – Empresa Cearense de Turismo, e implantação de projetos estruturantes como a do Centro de Convenções do Ceará (o primeiro do Nordeste), o Centro de Turismo do Ceará (requalificando o prédio da antiga Cadeia Pública), o teleférico da Gruta de Ubajara e a Estrada da Confiança, dentre outros.

No Governo da Confiança, César contou com a valiosa colaboração dos precursores Everardo Montenegro (técnico em planejamento turístico) e Lauro Ramos Torres de Melo (um dos primeiros presidentes da extinta EMCETUR).

O segundo momento foi quando o governador Tasso Jereissati estabeleceu o turismo como atividade de desenvolvimento econômico e social para o Estado do Ceará.

No Governo das Mudanças, dialogando com o mundo, destacava-se o trabalho edificante da colega arquiteta Anya Ribeiro, primeira secretária de turismo do Ceará.

O terceiro, no governo de Ciro Gomes, a Companhia de Desenvolvimento Industrial e Turístico do Ceará – CODITUR destacou-se como empresa condutora do desenvolvimento industrial, mineral e turístico do Ceará. A partir dela, aconteceram os primeiros voos internacionais regulares, com o aumento do fluxo de turistas da Argentina, da Itália e também de outros estados brasileiros. 

O quarto, quando o Governador Cid Gomes instituiu a cultura de um Ceará inserido no cenário turístico internacional. Nessa linha, a Secretaria do Turismo, na gestão do secretário Bismarck Maia, pensou e executou projetos determinantes (Centro de Eventos, duplicação de rodovias, aeroportos de Aracati e Jericoacoara, urbanização de diversos terminais turísticos, o polêmico Acquário etc.) para a função da atividade turística como instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Ceará.

Bem, concluindo, o que eu quero dizer é que nenhum destino turístico nasce pronto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário