segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Fogo amigo


Diz o provérbio chinês que “inimigo declarado é perigoso, falso amigo é pior”. Já, num dia desses, ouvi um amigo se declarar a outro, falando “eu lhe gosto com a mais sincera falsidade de meu coração”. Nem de inimizade, nem de falsidade, eu vou falar agora é de “fogo amigo”! 

Pra quem não sabe, “fogo amigo” é uma figura de linguagem empregada aos ataques entre amigos, colegas ou aliados. Diz-se, também, do ato de trair alguém. 

Sobre a expressão “fogo amigo”, lembro de um caso em que um dito-cujo ansiava pela morte do amigo, só para chorar mais que a viúva. Outro, torcia para o amigo não progredir na vida e, assim, continuar-lhe submisso. Mas tinha um, não sei nem porque, que só elogiava o amigo para colocá-lo em situação constrangedora e desfavorável. 

Pois é, conheço muitas ocorrências de “fogo amigo”, difíceis da vítima se defender. A história dos Pracinhas – soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial – é uma delas: Por terem uniforme parecido com os dos alemães, eram muitas vezes abatidos por aliados, por causa do despreparo em identificar os inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário